A actividade física é um comportamento modificável com variados benefícios para a saúde. Embora já existam vários estudos sobre o efeito protectivo do exercício físico ao nível do cérebro ainda restam algumas dúvidas. Como por exemplo, se um estilo de vida mais activo tem alguma relação com a incidência de Parkinsonismo ou com a sua progressão. Isto é, se o facto de uma pessoa saudável ser menos sedentária tem alguma relação com uma menor incidência de doenças do movimento, como é o Parkinsonismo.
Assim sendo, coloca-se a hipótese que um estilo de vida mais activo em idosos esteja associado a um menor risco de incidência de Parkinsonismo. E, no caso de surgir a doença, se é evidente uma progressão mais lenta na sua evolução.
Para verificar a hipótese foi estudado o nível de actividade física em quase 900 idosos durante mais de 4 anos. Este estudo efectuou-se com recurso a um equipamento de monitorização para o exercício físico e também foi registada a existência e/ ou progressão de Parkisonismo anualmente.
Em 207 participantes com diagnóstico inicial de Parkinsonismo verificou-se a influencia da actividade física na progressão da doença. Já nos restantes, foi verificada a influência da actividade física na incidência de Parkinsonismo.
Os resultados demonstram que a um maior nível de actividade física está associado a um risco reduzido de desenvolver Parkinsonismo. Da mesma forma, os participantes que já apresentavam a doença no inicio do estudo, verificaram que maior actividade física diária estava associada a uma taxa mais lenta de progressão do Parkinsonismo. Cerca de 20% mais lenta.
Desta forma se verifica a importância da manutenção de um estilo de vida activo e da prática regular de exercício físico. No caso das doenças Parkinsónicas, verificou-se que pode fazer a doença progredir mais lentamente e também prevenir o ser aparecimento.
Estudos como este são deveras importantes na medida em que é uma prioridade identificar os factores de risco modificáveis para que se possa intervir mais cedo na mudança de comportamentos.