Clínica Fisioterapia Lisboa_Parkinson_Reabilitação_MTC

“A Fisioterapia é uma ferramenta útil para toda a população”

 Clínica de Fisioterapia de Lisboa foi fundada há quase 10 anos por Gabriela Fonseca. Atualmente, conta com mais um espaço, além do da capital, no Seixal, e com uma equipa de especialistas que ajuda a tratar, por exemplo, doenças do foro neurológico, como a Parkinson. Gabriela Fonseca assume que a Fisioterapia é, felizmente, cada vez mais procurada, ainda que o seja, por vezes, quando as dores já estão numa fase mais avançada.

A Fisioterapia começa a ser percecionada como uma forma de tratamento válida. Contudo, somos ainda confrontados com alguma iliteracia acerca dos seus benefícios, bem como acerca do papel do fisioterapeuta. Associam-se os fisioterapeutas a correntes elétricas, ultrassons, parafina e toalhas quentes, quando estes profissionais já diversificaram as suas áreas de interesse, procuraram especializar-se nessas áreas e obtêm
resultados positivos recorrendo a abordagens inovadoras e não necessariamente com recurso às técnicas mencionadas acima. Assistimos a uma grande massificação de clínicas de Fisioterapia, com tratamentos mal remunerados (e tardiamente) pelas entidades convencionadas, que nem eram adaptados às necessidades, nem eram executados por profissionais qualificados para a função. Tudo isto culminou numa desacreditação da profissão. Neste momento temos de trabalhar muito mais e muito melhor para demonstrar a quem nos diz “já
fiz Fisioterapia e não resultou” que temos conhecimento, técnica e experiência para avaliar e apresentar um tratamento de qualidade que reflita resultados.

A Clínica de Fisioterapia de Lisboa tem uma clínica em Lisboa, outra no Seixal e uma equipa com especialistas em áreas como a recuperação neurológica, adequada por exemplo a pessoas que sofrem de Parkinson. Quão importante é a Fisioterapia para ajudar a conter o avanço deste tipo de doenças?

Trabalhamos em Lisboa e no Seixal e vamos ainda a casa de quem precisa de nós! Uma das nossas missões é ajudar pessoas com doença de Parkinson e, por isso, a Fisioterapia neurológica é uma das nossas áreas de especialização. Trabalhamos para melhorar e manter as capacidades motoras, com a vantagem de conseguirmos um efeito protetor contra a progressão da doença, segundo sugerem os mais recentes estudos.

O acompanhamento e a prevenção de doenças é uma das melhores formas de assegurar o máximo de saúde e bem-estar ao seu corpo. Mas nem sempre as pessoas procuram ajuda logo que surgem as primeiras dores. No entanto, é isso que deve ser feito?

Existe uma tendência para “ver se passa”, o que normalmente não se verifica. O corpo apenas se adapta e um dia vamos ter as consequências dessa adaptação, que podem ser ainda mais severas. Por isso, sim, os problemas como dores ou outros devem ser tratados o quanto antes. Vamos gastar menos recursos e muito provavelmente ficar melhor a longo prazo, do que se deixarmos avançar!

Qual a mais-valia de conjugar a Fisioterapia com outro tipo de especialidades, como a Medicina Tradicional Chinesa, para assegurar um tratamento holístico e completo a quem vos procura?

A Medicina Tradicional Chinesa tem uma visão da saúde que consideramos uma mais-valia! Se tivermos a humildade de olhar para estas e outras abordagens alternativas como complementares, podemos facultar às pessoas um tratamento otimizado numa perspetiva integrada e mais holística.

Para celebrar o Dia Mundial da Fisioterapia, que mensagem considera ser importante deixar à população?

A Fisioterapia consegue ajudar! Quando bem explorada pelo profissional e cumprida com rigor por quem dela precisa, é uma ferramenta útil para toda a população, com benefícios na prevenção, tratamento e ensino nos mais variados campos de atuação. A Fisioterapia acrescenta valor à saúde de todos nós!


Entrevista feita por Sara Freixo in Valor Magazine