Atualmente as perturbações mentais mais comuns, nomeadamente depressão, ansiedade e stress, continuam a ser um dos mais importantes desafios da saúde pública.
Vários estudos apontam Portugal como o terceiro país da Europa com maiores níveis de stress. Sendo que, 47% da população portuguesa refere que a sua saúde mental se tem vindo a deteriorar com o início da pandemia.
Este stress de que falamos, em quantidades baixas, é importante e necessário nas nossas vidas, pois é ele que nos proporciona melhores condições para agir, tomar decisões e que actua como elemento facilitador da mudança e superação de obstáculos. Contudo, na grande maioria das vezes vivemos inundados de fontes de stress, que em vez de nos ajudarem estão a contribuir negativamente para a nossa saúde e qualidade de vida.
Efetivamente, viver com stress crónico pode provocar diversos sintomas físicos e, além disso, pode agravar ou desencadear situações de ansiedade ou quadros de depressão.
Segundo a Ordem dos Psicólogos Portugueses, a depressão constitui um factor de risco para todas as grandes causas de morte relacionadas com doenças físicas: no geral, está associada a um aumento da mortalidade em 50%.
Por estes motivos o stress, depressão e ansiedade são uma das maiores preocupações nacionais e internacionais ao nível da saúde pública e tomam lugar de destaque intervenções que visem a prevenção destas perturbações.
A boa notícia é que o exercício físico tem a capacidade de reduzir o stress, ansiedade e depressão!
É verdade, vários estudos o têm demonstrado, o que tem feito com que seja proposto como uma estratégia para aliviar a tensão e minimizar as consequências nocivas do stress nas nossas vidas.
Em termos práticos, o exercício físico praticado com regularidade tem a capacidade de diminuir a resposta inflamatória do organismo, diminuir a sensibilidade aos sintomas da ansiedade e regular a resposta ao nível cerebral ao stress.
Desta forma, integrar o exercício físico na rotina diária, procurar o apoio profissional quando necessário e envolver-se ativamente na promoção da saúde mental são passos importantes para uma vida mais saudável e plena.
Se não sabe por onde começar, sugerimos uma aula de pilates clínico. Que além de todos os benefícios falados ainda ajuda a reduzir dores, e melhorar a postura!