A dor lombar é um problema de saúde comum que, segundo a Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, afeta 80% de toda a população em algum momento da sua vida e se caracteriza por “dor numa área posterior do corpo, entre a última costela e a região glútea, com ou sem irradiação pelo membro inferior”. Segundo dados do INE, quase 40% de toda a população portuguesa acima dos 15 anos sofre de dor lombar de forma crónica!
Sendo uma condição tão frequente cabe-nos, a nós fisioterapeutas, explicar aqui tudo o que precisa de saber sobre esta ela:
1 – O que é:
A dor lombar refere-se à dor ou desconforto na região da parte inferior das costas, geralmente entre as costelas e as coxas. Pode variar de leve a intensa e pode ser aguda (curta duração) ou crónica (persistente).
2 – O que a Causa:
A dor lombar pode ser causada por vários fatores, incluindo lesões, tensão muscular, má postura, envelhecimento, distúrbios degenerativos da coluna vertebral, hérnia discal, estenose espinhal, entre outros.
3 – Fatores de Risco:
O envelhecimento, a falta de condicionamento físico, a obesidade, o sedentarismo, o trabalho que envolve o levantamento de peso, o fumar e o histórico familiar são fatores de risco para o desenvolvimento de dor nesta região.
4 – Outros Sintomas Associados:
Além da dor, esta condição pode estar acompanhada de rigidez, dificuldade de movimentação, fraqueza muscular, formigueiro ou dormência nas pernas, e em casos graves, incontinência urinária ou fecal (que requer atenção médica imediata).
5 – Tratamento:
O tratamento da dor lombar depende da causa e gravidade. Existem várias opções que incluem repouso, fisioterapia, medicação para alívio da dor, exercícios de fortalecimento, técnicas de alongamento, calor ou gelo, e, em alguns casos, cirurgia.
6 – Como Prevenir:
É possível reduzir o risco de desenvolver dor lombar mantendo uma postura adequada, praticando exercício regular para fortalecer os músculos do tronco, evitando posturas incorretas durante o levante de objetos pesados e mantendo um peso corporal saudável, aliados a uma boa alimentação e hidratação.
Sabendo que a dor lombar pode ser causada por várias condições diferentes, o seu tratamento pode, e deve, variar. É importante procurar aconselhamento para um diagnóstico e um plano de tratamento adequado. Não deixe que a dor lombar leve a melhor!
Fonte: SPPCV